Ainda na Austria, meu roteiro incluia duas pequena cidades que tinha muita curiosidade de conhecer: Krems e Telc.
A 70 kms a oeste de Viena, na confluência dos rios Krems e Danúbio, está localizada Krems ou Krems an der Donau, no estado da Baixa Austria.
Fiz um passeio incrível navegando pelas águas do rio Danúbio até chegar lá.
A história dessa cidade começa com registros do ano de 925, mas aparentemente o local já tinha assentamentos muito antes dessa data, como atestam túmulos de crianças descobertos com mais de 27 mil anos de idade. Durante os séculos XI e XII, Chremis, como era chamada, era maior do que a prórpia Viena. As principais atrações turísticas e históricas são seus antigos muros, uma antiga igreja gótica e Steiner Tor, o último portal da cidade, construído em 1480 e único remanescente do período medieval.
Descobri também que é uma antiga cidade vinícola, o lar de várias adegas bem conhecidas. Austríacos e estrangeiros conhecedores de vinho se reúnem na cidade, especialmente no outono na época da colheita.
No dia seguinte, fui para a cidade renascentista de Telc. Foi fundada no século XIV pelos senhores feudais de Hradec como um assentamento fortificado, com um castelo separado da cidade por uma grande muralha. Em 1992, Telc foi declarada "Patrimônio da Humanidade", distinção que contrasta com o pequeno número de turistas que estavam lá. E estávamos no verão.
A praça antiga da cidade é rodeada em três de seus lados por casas renascentistas construídas sobre as ruínas de suas antecessoras góticas, todas destruídas no grande incêndio de 1530. Destacam no conjunto arquitetônico da cidade, a Torre Românica, a leste da praça, e a Coluna Mariana, de estilo barroco, em harmonia com o resto do quadro. Mas o monumento mais representativo de Telc, é o Castelo de Água, de 1568, no extremo ocidental da praça.
Uma verdadeira aula de história.
Gostei dos posts sobre a Áustria, me fez lembrar da viagem que por lá fiz, coisas que fazia tempos não lembrava, coisas engraçadas, momentos bons. E essa semana assisti um documentário sobre a perseguição a criminosos nazistas e percebe-se o quanto austríacos, alemães e húngaros não gostam de falar no assunto. E mostrou Innsbruck, linda cidade nos alpes, onde quase congelei literalmente minhas mãos por estar sem luva no inverno.
ResponderExcluirConheci alguns alemães em San Blás, é impressionante como eles carregam até hoje uma culpa pela história deles... Na Hungria e na Austria nem senti isso não, mas é bem possível também que role isso. A Austria é um país fascinante mesmo !
ResponderExcluir